
O papel da Doula
A palavra Doula tem origem Grega, significa ``mulher que serve``.
Serve oferecendo apoio físico, através de toques terapêuticos e técnicas próprias para cada fase, na busca de proporcionar maior conforto e equilíbrio a gestante ou a nova mãe. O apoio informacional é de grande importância trazendo a consciência as mudanças que podem ocorrer a cada nova fase da gestação, parto e pós-parto imediato, informações a respeito do plano de parto, puerpério e amamentação, cuidados com o bebe e da organização da rede de apoio.
O apoio emocional e empatia fazem parte das funções da Doula que procura acolher a cascata de sentimentos da nova mãe sem julgamentos, encaminhando quando necessário aos profissionais capacitados para acolhe-la.
A Doula oferece suporte na travessia do Parto, com técnicas de alívio da dor, presença, orientações de movimentações que facilitem o desenvolvimento do trabalho de parto, técnicas respiratórias, hidroterapia, massagens e outras nas quais esteja capacitada para facilitar nesse momento.
Acompanha a mulher renascida, quando a maternidade puérpera fizer seu chamado, seguindo enfrente no fluxo da vida. Vida real, cheia de humanidade, com lágrimas e sorrisos, aprendizados, autoconhecimento e profunda transformação.
Seja bem vinda maternidade!
Estamos juntas nesta jornada!
Daniela Wall
Doula e Terapeuta Integrativa Feminina